Notícias
   
Salário de empreendedor é salário? Veja como funciona o Pró-Labore 28/10/2019

Salário de empreendedor é salário? Veja como funciona o Pró-Labore

Ao contrário do que muitas pensam, os empreendedores e sócios de empresas trabalham muito para fazer com que seus negócios deem certo, isso envolve feriados, finais de semana e mais de 10 horas por dia para fazer a empresa lucrar. Com todo esse esforço, eles também merecem receber um salário no final do mês, não é mesmo? Ou seria um pró-labore?

A questão é que empreendedores e donos de empresa não recebem salário, os ganhos mensais determinados em contrato se chama “pró-labore”. Porém, também existem outras formas de remuneração dos sócios, que é chamada de ” distribuição de lucros” ou “juros sobre capital próprio”, são bastante diferentes entre si e não podem ser confundidos.

É fundamental compreender todas essas formas de remuneração para que a empresa eleja qual delas é a mais apropriada na sua gestão. Afinal, essa escolha pode ter algumas implicações, confira!

O que é pró-labore e como funciona?

Todos os sócios da empresa tem suas responsabilidades laborais dentro do negócio, por isso, eles também recebem no final do mês. Nesse caso, os ganhos não são chamados de “salário”, mas sim de “pró-labore”, uma sigla que significa “pelo trabalho”.

As empresas devem absorver esse custo, por isso, o pró-labore é uma despesa administrativa.

O pró-labore só é pago para sócios que desempenham funções dentro da empresa, ou seja, aquele que trabalha no dia a dia no negócio. O sócio investidor, apenas recebe a distribuição de lucros, dividendos ou capital próprio.

Porém, isso não quer dizer que um investidor que receba juros sobre o capital da empresa não possa receber o pró-labore, desde que ele exerça alguma função dentro do negócio, ele poderá conciliar as duas coisas.

 
VOLTAR
Acesso Restrito Esqueceu sua senha? Clique aqui.
Esqueceu sua senha?
Clique aqui.
RH Teplacon
(85) 3105 0500
Rua José Vilar 1560 | Aldeota | Fortaleza
Teplacon Contadores Associados © 2019. Todos os direitos reservados.